Menu

Qual periférico devo comprar primeiro? (2018)

20/11/2018 14:20

Qual periférico devo comprar primeiro? Apesar de não ser especialista exclusivo em hardware devo dizer que recebo essa pergunta com uma boa frequência daqueles que me seguem nas redes sociais.

Após anos jogando e acompanhando o Counter-Strike irei elencar a minha prioridade pessoal de escolha de equipamentos, listando aqueles que devem ser adquiridos com certa urgência e aqueles que considero menos impactantes para jogar CS:GO e Rainbow Six.

Com a vinda da Black Friday espero que este texto ajude a comprar algum periférico bom e barato. Meu foco nesta lista será em equipamentos exclusivamente voltados para alta performance competitiva e, apesar de ter um bom relacionamento com a ZOWIE Brasil procurarei ser imparcial na questão das marcas elencando-as.

Aconselho também consultar a lista de equipamentos dos jogadores profissionais no site ProSettings.net avaliando o impacto de sua escolha. Não vale a pena pensar só no preço e sim nos reais benefícios e durabilidade do seu novo equipamento.

Recomendo que, durante a leitura e após esse texto você procure mais informações e reviews na internet. Fica minha dica do grupo Periféricos High End no facebook e o site Oficina da Net. Ambos se mostraram muito úteis e podem ser uma boa fonte de informação.

Sempre procure mais de uma referência sobre o produto para se informar bem e ter a melhor ideia do que você está comprando. Também fico à disposição nas minhas redes sociais para ajudar, sendo mais fácil me consultar no Instagram e no Twitter.

Vamos a lista!


Periférico #1 – Mouse e Mousepad

Mesmo sendo dois equipamentos distintos acredito que essa dupla deve ser adquirida ao mesmo tempo e com prioridade número 1. Um bom mouse em um mousepad ruim estragará a vida útil do aparelho enquanto um mouse ruim em um mousepad bom não compensa o investimento.

Apesar de ser um conceito simples o mouse fará a maior diferença dentro do jogo já que ele entrega a resposta física dentro do computador. Fique atento, muitas empresas enfatizam a alta quantidade de DPI de seus aparelhos mas sabemos que esta característica é irrelevante para jogos FPS.

Os fatores que devem ser priorizados na escolha do mouse são:

Para cada tipo de pegada temos um mouse que a favorece. Veja o vídeo abaixo que fiz para a ZOWIE no qual uso os mouses dessa marca para explicar as diferenças.

Para o mousepad acredito na regra que para começar “quanto mais simples melhor”. Hoje em dia os pads adquiriram uma semelhança em sua construção então fica a critério do comprador qual a sua escolha. Dependendo do sensor do  mouse recomendo utilizar um pad preto ao invés dos coloridos.

Atualmente estou utilizando o Mouse EC1-A White da ZOWIE com um Mousepad Pantera da FallenStore, ambos tem me atendido muito bem.


Periférico #2 – Fone de Ouvido e Microfone

Resultado de imagem para fone de ouvido revolver

Comunicação dentro do CS:GO é algo essencial. Quem nunca encontrou aquela pessoa com um microfone horrível? Investir em um bom fone de ouvido é mais do que necessário para se jogar em alto nível ou até mesmo por diversão.

Para um bom custo benefício indico comprar um fone de ouvido sem microfone e adquirir adicionalmente um microfone de lapela para comunicação, com certeza não é a experiência mais prática mas é a mais barata para um setup humildão.

Minha preferência sempre foi a de adquirir um headset, que possua fone de ouvido e microfone integrados, não é a opção mais barata mas é a mais prática pro dia a dia. Para comprá-los deve-se atentar a itens como:

Fique esperto com alguns truques de marketing como fone com 7.1 e com bastante grave. Procure saber o que você está comprando e o quão equilibrado é o headset. Não compre o aparelho por ele “ser gamer”.

Atualmente estou utilizando o fone de ouvido HyperX Revolver e utilizei por muito tempo o Cloud II e gostei. Atualmente quero testar novos modelos e vi boas recomendações sobre os fones da Corsair e Sennheiser mas ainda não tive oportunidade de testá-los.


Periférico #3 – Teclado

Outro ponto sensível na compra de periféricos é o teclado. Apesar de parecer insignificante para jogos FPS ter um bom teclado pode melhorar (e muito) sua movimentação dentro do jogo. Como sempre comento uma boa movimentação é a base para a construção de consistência dentro do jogo e é isso que um teclado proporciona.

Para eles temos, basicamente, duas opções. Os teclados mecânicos e os de membrana. Não caia no truque do teclado “semi-mecânico” pois isso não existe e é simplesmente uma jogada de marketing. Recomendo sempre adquirir um teclado mecânico pois, apesar deste ser mais caro a durabilidade é muito maior.

Atualmente estou utilizando o teclado ZOWIE Celeritas II mas já tive a oportunidade de testar o Falcão Peregrino da FallenStore e gostei bastante.


Periférico #4 – Monitor 144/240Hz

Apesar de estar em quarto lugar da minha lista acredito que este é um dos itens mais importantes para jogar competitivamente. Se não fosse pelo “custo Brasil” eu com certeza o colocaria na frente do teclado e do fone de ouvido porém isso se torna impossível devido ao alto preço deste produto.

Apesar de parecer um item supérfluo vemos uma notável diferença quando comparamos um monitor 240/144 com um 60Hz.

Neste item eu não recomendo o custo-benefício. Neste caso aconselho testar e realmente investir em um monitor consagrado pelos profissionais. Já experimentei diversas marcas e, até hoje, nenhum painel que experimentei teve o mesmo desempenho que os painéis da BenQ tiveram, mas isso tem um preço, tem que colocar na ponta do lápis.

Atualmente estou utilizando um monitor XL2420 de 2014 mas recomendo os novos monitores XL2411P ou XL2536/XL2546 que são as versões atualizadas do meu monitor antigo. Já testei os monitores da Alienware e gostei mas a suavidade e as cores da ZOWIE são imbatíveis, é sério.


Periférico #5 –  Cadeira Gamer

Escolher uma cadeira confortável faz toda a diferença para quem passa horas e horas jogando ou usando o computador. Com uma cadeira gamer é fácil garantir que você não terá problemas com a má postura já que ela foi projetada especialmente para salvar a coluna de quem passa o dia sentado.

Para ajudar na escolha você deve se atentar aos seguintes itens:

Recomendo muito os modelos da MAXRACER, já tive cadeiras de diversas marcas e, atualmente, tenho utilizado o modelo Tactical deles, foi a que melhor encaixou no meu corpo. Existem outras marcas como a DT3Sports e a DXRacer que já tive a oportunidade de experimentar e achei boas cadeiras.


Apesar de não ser uma verdade absoluta recomendo que você invista “pesado” nos periféricos quando tiver um computador razoável. Tenho periféricos que estão ao meu lado a anos e eles acabaram durando muito mais do que as peças do meu próprio computador.

Se você curtiu este texto não se esqueça de ajudar a divulgá-lo. Estarei no Twitter, no Youtube e no Instagram esperando vocês caso tenham alguma dúvida.

Eu também fiz um texto dando dicas para Como comprar um PC para CSGO que pode ser muito interessante para você e seus amigos além de outro falando sobre Sensibilidade dentro do CS:GO. Acessa lá!